Notícias

Está aberto o Parque Canino da Freguesia de Alenquer

Está aberto o Parque Canino da Freguesia de Alenquer

08-JAN-2021

Dia 8 de Janeiro de 2021 marca a abertura do Parque Canino na área da Freguesia de Alenquer. Este equipamento público, localizado na Rua Maria Helena de Araújo Ribeiro Pinto Assoreira no Casal de Santo António, é o primeiro existente no concelho de Alenquer e uma mais valia para toda a comunidade.O Parque Canino é um infraestrutura vedada, onde os cães dos fregueses se podem recriar com recurso aos materiais lúdicos existentes, sob o cumprimento de regras afixadas no local e que podem ser consultadas aqui. Pelo contexto pandémico que vivemos, foi igualmente colocado um aviso para uma entrada em segurança, com base nas regras indicadas pela DGS e que pode ser consultado aqui.A obra de criação do Parque Canino estendeu-se por duas fases. A primeira etapa consistiu na preparação do terreno e consequentemente a construção do parque, implementação dos equipamentos e plantação de 3 árvores na área de lazer e replantação de uma árvore na área adjacente. Já a segunda e última fase substanciou-se no calcetamento de toda a zona envolvente e na construção de locais apropriados e dotados para ecopontos e contentores do lixo com pedal.Com a abertura do Parque apelamos ao cumprimento das regras sanitárias e de utilização de todas as pessoas, assim como à preservação do espaço que pertence a toda a comunidade.

Ler mais...
Informações Eleitorais-  Eleição 24 Janeiro 2021

Informações Eleitorais- Eleição 24 Janeiro 2021

07-JAN-2021

No próximo dia 24 Janeiro 2021 realizam-se as eleições presidenciais em Portugal.Durante os próximos dias pode acompanhar aqui nesta notícia todos os documentos/editais relevantes na área da Freguesia para a eleição.- Voto Antecipado em Mobilidade- Boletim de Voto(Modelo)- Edital Desdobramento das Mesas de Voto- Designação dos Membros das Mesas    - Alteração aos membros da mesa no posto 5- Candidatura excluída

Ler mais...
Orçamento 2021 aprovado em Assembleia da Freguesia

Orçamento 2021 aprovado em Assembleia da Freguesia

22-DEZ-2020

Decorreu no dia 21 de Dezembro, a última Assembleia de Freguesia do ano civil em 2020 onde foi aprovado por unanimidade o Orçamento de 2021 e restantes planos financeiros que orientam a gestão do ano seguinte. Além do Orçamento, todos os pontos na ordem de trabalhos foram aprovados por unanimidade, nomeadamente o Regulamento de Tabelas de Taxas e Licenças e o Mapa de Pessoal para 2021.De notar que a ordem de trabalhos incluiu a apreciação e votação do Regulamento do Parque Canino da Freguesia que foi igualmente aprovado.Nas próximas semanas, os documentos aprovados estarão disponíveis na área de Documentos Gerais para consulta de todos os fregueses.

Ler mais...
Parque desportivo formado em Cheganças

Parque desportivo formado em Cheganças

21-DEZ-2020

A Freguesia de Alenquer criou um parque desportivo para a comunidade em Cheganças, no inicio da Rua do Parque Desporto junto à coletividade.O espaço utilizado consistia num canteiro sem utilidade, estando claramente subaproveitado e a aguardar uma intervenção mais profunda. A UFAlenquer resolveu dar uma nova roupagem a este local, instalando equipamentos de ginástica e mobiliário urbano, devidamente enquadrados em tapete sintético. Além da implantação de equipamentos de manutenção física, as equipas operacionais da Freguesia procederam à reorganização correta do pavimento em calçada.No contexto da obra em zona envolvente, os técnicos especializados da UFAlenquer conceberam uma infraestrutura de abrigo aos ecopontos, elaborada em cimento e devidamente pintada que impedirá com maior eficiência o deslocamento involuntário dos contentores para a via. Está em estudo por parte da Freguesia a implementação deste tipo de estrutura em outros locais de Alenquer.A requalificação deste espaço faz parte do projeto da União das Freguesias de Alenquer em criar espaços de atividade física em todas as localidades da Freguesia.

Ler mais...
Novo Parque Desportivo e Social gerado nos Albarrois

Novo Parque Desportivo e Social gerado nos Albarrois

17-DEZ-2020

A Freguesia de Alenquer criou um parque desportivo e uma zona social para a comunidade nos Albarróis, junto ao Centro de Convívio.Com esta intervenção a cargo das equipas operacionais da #UFAlenquer, este local que possui uma das vistas rurais mais bonitas na Freguesia está agora potenciado para a manutenção física dos fregueses e para futuros eventos sociais. De referir que as obras complementares, nomeadamente a manutenção do gradeamento e a instalação de um projetor de iluminação para a noite com sensor contou com o apoio do Centro de Convívio dos Albarrois.Além da instalação visível de equipamentos de ginástica e da colocação de tapete sintético verde próprio para o local e de mobiliário urbano, as equipas da Freguesia tiveram de cimentar vários metros de chão, criando condições em partes específicas para a correta infiltração da água. Após este trabalho de pedreiro e alvenaria, muitas vezes invisível a olho nu, seguiu-se a fase de pintura e de consolidação da obra.A requalificação deste espaço faz parte do projeto da União das Freguesias de Alenquer em criar espaços de atividade física em todas as localidades da Freguesia.

Ler mais...
Parque desportivo e infantil criado no Porto da Luz

Parque desportivo e infantil criado no Porto da Luz

14-DEZ-2020

A Freguesia de Alenquer criou um parque no Porto da Luz com equipamentos desportivos e um pequeno parque infantil no início da Rua do Bairro Novo. Num trabalho elaborado em exclusivo pelas equipas operacionais da UFAlenquer, este local desaproveitado deu lugar a um espaço multiusos para toda a família. Na parte superior do parque foi instalado um pequeno parque infantil, adaptando o espaço para o uso seguro das crianças. De notar que por orientações da DGS devido ao combate à pandemia de COVID-19, o parque estará encerrado até indicações futuras. A parte inferior conta com uma área de lazer com bancos de jardim e quatro equipamentos desportivos onde qualquer freguês pode complementar as suas corridas ou caminhadas. O acesso ao local foi igualmente adaptado para pessoas com dificuldades motoras, tendo sido criada uma rampa para o efeito.A requalificação deste espaço faz parte do projeto da União das Freguesias de Alenquer em criar espaços de atividade física em todas as localidades da Freguesia.

Ler mais...
Mensagem de Natal 2020 - Executivo da Freguesia

Mensagem de Natal 2020 - Executivo da Freguesia

11-DEZ-2020

O Executivo da Freguesia de Alenquer deseja que este tempo de Natal, seja uma época de paz, esperança e entendimento entre os povos, mas que também seja um momento de reflexão sobre os caminhos que a humanidade está a trilhar, em que os princípios da solidariedade, fraternidade, interajuda e justiça, tendem a dar lugar ao individualismo, à ganância à indiferença, à destruição e ao desequilíbrio do planeta.Vivemos um momento de incertezas face à pandemia que a todos afeta e que nos afasta das nossas famílias, nos tira o emprego, a saúde e nos rouba a alegria de viver.Mas tenhamos confiança no futuro e todos juntos iremos ser capazes de promover a felicidade dos nossos semelhantes e reencontrar o sentido das coisas simples da vida, promovendo a bondade e a justiça em cada ação.Cada um de nós, à sua dimensão, na sua casa, na sua localidade, na sua escola, no seu local de trabalho e na nossa sociedade pode fazer a diferença. Com disponibilidade, atenção, solidariedade e coragem, podemos focar-nos no que realmente importa, lutando por uma sociedade mais justa e melhor.O trabalho realizado na Freguesia de Alenquer tem sido pautado por melhorar ano após ano as condições de vida dos nossos fregueses e prosseguimos convictos da nossa missão: a construção de uma freguesia com oportunidades para todos e que com a ajuda de todos que connosco pretendam colaborar conseguiremos ter uma comunidade onde é bom viver e que nos permite olhar o futuro com esperança.Que esta época de Natal seja de Paz, Esperança, Alegria, Saúde e Sucesso no futuro. Apesar dos infortúnios que todos os dias nos apresentam, não podemos desanimar. Vamos acreditar, com confiança, que todos juntos somos capazes de fazermos um mundo melhor.A todas e a todos que fazem da UFAlenquer uma freguesia mais justa, mais sustentável e mais solidária, o Executivo deseja um Feliz Natal e que 2021 seja um ano próspero e de confiança.Que o espirito de Natal faça de cada lágrima um Sorriso, transforme cada amargura em Sabedoria e que cada coração seja uma Casa Aberta para todos receber.Votos de Um Santo Natal e de um Feliz Ano Novo Executivo da Freguesia de Alenquer

Ler mais...
Bens para os animais doados pela Escola de Cheganças à CROA

Bens para os animais doados pela Escola de Cheganças à CROA

12-NOV-2020

No passado mês de Janeiro, a Escola Básica de Cheganças lançava uma campanha de angariação e recolha de bens alimentares e outros junto da comunidade escolar e educativa. Esta ação, que contou desde a primeira hora com o apoio da UFAlenquer, tinha o objetivo de numa primeira fase mobilizar os estudantes para a solidariedade com os animais e de numa segunda fase entregar os bens adquiridos numa visita de estudo à CROA (Centro de Recolha Oficial de Alenquer).A pandemia retardou a angariação, limitou a entrega mas não impediu de concretizar a ação. No dia 11 Novembro, o Presidente Paulo Matias (em representação da União das Freguesias de Alenquer, à esquerda da foto) e a Professora Ana Paula Pelica (em representação da Escola Básica de Cheganças, ao centro na foto) entregarem dezenas de bens para cães e gatos à Sra. Fernanda Grilo (em representação do Centro de Recolha Oficial de Alenquer, à direita na foto).Para o futuro fica a prometida visita dos alunos de Cheganças ao Canil de Alenquer para conhecer os animais, a quem os bens doados farão com certeza a diferença no dia a dia.

Ler mais...
Inicio da operação manutenção de gradeamentos e ferros na Freguesia

Inicio da operação manutenção de gradeamentos e ferros na Freguesia

30-OUT-2020

O mês de Outubro foi marcado pelo fim da operação de manutenção do mobiliário urbano e o início da ronda de manutenção em gradeamentos e outras infraestruturas em ferro. Ambas as operações implicaram a dedicação de uma equipa operacional da Freguesia a tempo inteiro durante várias semanas de modo a cobrir toda a área da Freguesia.Esta segunda fase de conservação de gradeamentos, proteções em ferro e suportes metálicos de caixotes do lixo consiste na pintura geral com as cores devidas, mas também no arranjo em caso de necessidade, visto serem objetos rodoviários sujeitos a pequenos danos ao longo dos meses.Se verificar alguma peça de mobiliário, infraestrutura de ferro ou mesmo sinais rodoviários danificados a precisar de melhoramentos, agradecemos o reporte através dos canais oficiais da UFAlenquer, nomeadamente na app móvel "GesAutarquia", disponível para descarga em IOS ou Android.

Ler mais...

© 2021 União das Freguesias de Alenquer. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • GESAutarquia