Acção de limpeza fluvial do Agrupamento Escuteiros 513 na Freguesia

25-NOV-2019

Acção de limpeza fluvial do Agrupamento Escuteiros 513 na Freguesia

Ao abrigo da Missão Mar, uma acção de limpeza de zonas costeiras e fluviais a nível nacional no âmbito das celebrações do mês do Mar, o agrupamento escuteiros 513 Alenquer envolveu-se nesta iniciativa e em parceria com a UFAlenquer procedeu a uma atividade de limpeza dos plásticos nas zonas fluviais na Freguesia de Alenquer.

Esta acção de voluntariado e de ajuda à comunidade aconteceu na zona do jardim das águas, onde foram recolhidos vários quilos de plásticos e na ribeira de Pancas, onde se procedeu à limpeza de canas e sobrantes agrícolas.

Auxiliados por quatro profissionais da Freguesia, veículos e ferramentas de trabalho, os escutas colaboraram ainda na limpeza de sobrantes vegetais e pintura dos muros e escadas da encosta do Presépio, trabalho esse que está a ser ultimado pelas nossas equipas.

O dia culminou com uma palestra promovida pelo Departamento Nacional do Ambiente, Oceanário de Lisboa e Fundação Oceano Azul sobre a importância deste tipo de acções nas zonas costeiras e fluviais.

A UFAlenquer agradece uma vez mais as acções de voluntariado por parte do Agrupamento no ano de 2019. Esta parceria entre as duas entidades já tinha resultado neste ano civil numa acção de limpeza da floresta do castelo e agora culmina em mais uma atividade bem sucedida na nossa Freguesia.